É unânime! Presidentes, CEO’s, gestores, especialistas em recursos humanos e até mesmo os profissionais das empresas reconhecem que cultivar o engajamento é muito importante para atingir resultados e cumprir metas. Ou seja, um ambiente com pessoas engajadas e motivadas reflete positivamente no desempenho da companhia como um todo. Isso me faz lembrar uma citação de Bruce Lee, de que o sucesso é uma jornada e não um destino.

Mas, qual é a diferença entre engajamento e motivação?
Pessoas engajadas buscam um objetivo em comum com a empresa que trabalham. Está relacionado com o envolvimento do colaborador em uma causa. Ele desenvolve atividades com empenho, sente orgulho de trabalhar ali e está alinhado com a missão, visão e valores da empresa. Já a motivação pode ser definida como razões pelas quais as pessoas agem de determinada maneira. É algo subjetivo e varia de pessoa para pessoa. Dois colaboradores podem ter motivos bem diferentes para levantar da cama todos os dias e ir trabalhar. Isso significa que o indivíduo não vai se motivar se não estiver disposto.

E como manter os colaboradores engajados?
A Comunicação Interna é extremamente importante para toda e qualquer empresa, independente do ramo e do porte. As ferramentas utilizadas, além de deixarem todos bem informados de forma linear e sem fake news, aproxima os níveis hierárquicos e reforça o papel de cada colaborador como porta-voz da empresa. Este, por sua vez, transmite ao público externo, de diversas formas, como é trabalhar ali e quais valores a companhia tem que contribuem para que seja reconhecida por antigos e novos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores também.

Um profissional que tem suas ideias e necessidades absorvidas pela empresa faz com que ele sinta a importância de sua participação e fará com que ele contribua cada vez mais. Hoje, os colaboradores querem mais do que uma boa remuneração e benefícios, querem sentir orgulho de pertencer à um lugar agradável e saudável. Por isso, algumas empresas promovem campanhas de saúde e bem-estar que, quando bem trabalhadas, transformam-se em cultura e se enraízam nos valores da empresa.

A KB!COM entende que o engajamento é o caminho mais eficaz para que a companhia aumente a produtividade e obtenha sucesso!
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