As capitais Rio de Janeiro e São Paulo já registram casos de transmissão comunitária pelo Coronavírus, quando não é identificada a origem da contaminação. Com isso, o país entra em uma nova fase da estratégia brasileira, a de criar condições para diminuir os danos que o vírus pode causar à população. Por incentivo do Ministério da Saúde as reuniões passam a ser realizadas virtualmente e as empresas adotam o home office. O momento é de ação conjunta, para evitar consequências ainda maiores em torno da pandemia.

Ainda não dá para prever os impactos, mas como comunicadores temos um papel fundamental ao apoiar empresas na gestão da crise e minimizar os efeitos, atuando de forma estratégica. Com tantas fake news que se espalharam pelos grupos e pelas redes sociais, indicamos apresentar de forma clara os impactos do vírus no negócio da empresa. Gosto de dizer que um time é vencedor, a partir do momento que ele entende os motivos de estar em campo.

É hora de informação clara e precisa, por isso as empresas precisam ter responsabilidade social e gerar conteúdo de qualidade para os seus colaboradores com informações explicando o que é o coronavírus, como é a transmissão, como tratar e prevenir, raio x da doença etc. Outra excelente saída é organizar um webinar com especialistas de saúde compartilhando dicas para prevenção.

Evitar o contato físico hoje é fundamental para conter o vírus, mas nem todas as empresas conseguem programar home office ou liberar seus funcionários. Por isso é importante reforçar a comunicação para evitar a proliferação do vírus. Estruture com o seu time de comunicação uma campanha e divulgue as informações na TV Corporativa, e-mail marketing, intranet e redes sociais.

Vamos fazer nossa parte!